January 11, 2007

o princípio do fim, ou como lixar-me a vida em menos de uma semana

Está oficialmente aberta a temporada de perseguição aos fumadores no meu local de trabalho. Chegada na segunda-feira de manhã, impregnada do meu costumeiro bom-humor (agravado pela sempre penosa despedida do fim-de-semana), deparo com uma falha A4 afixada na porta de entrada (ou saída, conforme o optimismo da perspectiva) de um pátio interior que lá existe, contendo a seguinte inscrição: "Espaço destinado a FUMADORES" e, uns enters depois, o fino toque de humor: "Invertebrados". Exultaram os ex e não fumadores, que reuniram, conspiradores, pelos gabinetes e alamedas de dentro.

Na terça-feira começaram a ousar, manifestando-se desagradados pelos cheiros que sempre levavam agarrados a roupa. Tinham até que a lavar, vá imaginar-se! E enxaquecas! Enxaquecas que até a produtividade no trabalho afectam.

Hoje (ou ontem ainda, não sei), foi eleito o delegado para tomar o boi pelos cornos, i. e., apresentar-se-me, decana das esfumaçantes criaturas, ramo de oliveira içado, humilde e cheio de boas-intenções. Alertou-me para a preciosidade do bem que é a saúde, para o valor inestimável da sã convivência entre os colegas, para a necessidade de haver um espaço onde pudéssemos fumar à vontade.

Infelizmente, para eles e para mim, estamos à beira de descobrir que há coisas bem mais difíceis que falar comigo antes de tomar o primeiro café da manhã.

7 comments:

Paulo said...

Neste caso, "uma falha A4" é dos lapsus linguae mais catitas dos últimos tempos.

Anonymous said...

é sim srs!
por acaso, fiquei a pensar se a madama não teria feito de propósito :P

'nina Alice... como te compreendo :S

Anonymous said...

é... uma falha tectónica! LOL

Anonymous said...

raizuspartam! mas pelo menos vais conseguir um lugarzinho para os fumadores?

menina alice said...

:)

:S

Pá, se esse lugarzinho for o meu gabinete...

Anonymous said...

eu tenho de ir fumar para a varanda. e mesmo assim é à revelia, porque há muito que querem implementar a cena do edifício smoke-free. pqp.

Anonymous said...

Na verdade tudo o que é exagero fede. Mas na verdade "xateia" á brava ter que levar com as fumaças dos inveterados logo pela manhã.
Daí que, como tudo neste burgo é importado, é melhor aceitarem o guetto para onde vos querem mandar do que terem que ir para o meio da rua fazê-lo.