June 14, 2007

Molloy, Samuel Beckett (7)

Lembrei-me com irritação da lager que tinha acabado de beber. Conceder-me-iam o corpo de Cristo após uma taça de Wallenstein? E se não dissesse nada? Estás em jejum meu filho? Não me perguntariam nada. E Deus sabê-lo-ia, mais cedo ou mais tarde. Talvez me perdoasse. Mas a eucaristia, produzirá ela o mesmo efeito, recebida após a cerveja, mesmo que seja de cereais. Poderia sempre experimentar. Quais eram, acerca deste assunto, os ensinamentos da Igreja? Iria eu cometer algum sacrilégio? Decidi-me por chupar algumas pastilhas de mentol de passagem pelo presbitério.

(...)

Convém dizer que a hóstia não digeriu. E ao regressar a casa parecia um homem que, tendo tomado um analgésico, primeiro estranha, e depois indigna-se ao constatar que continua a sofrer do mesmo. E estava quase a suspeitar que o padre Ambrósio, conhecedor dos meus excessos da manhã, me tinha dado pão não bento.

No comments: