March 25, 2008

La FDA met en garde contre le Chantix de Pfizer

L'autorité sanitaire américaine, la FDA, indique qu'il est de plus en plus probable que le Chantix de Pfizer, un traitement pour aider à arrêter de fumer, entraîne des manifestations psychiatriques graves, et notamment des pensées suicidaires. Environ 4 millions de personnes aux Etats-Unis ont pris ce médicament depuis son approbation en 2006.
Pfizer a récemment mentionné avec insistance que les patients prenant le Chantix pouvaient avoir des pensées suicidaires et des troubles psychiatriques.

(Le Figaro)


Bem sei que já mencionei isto, mas não consigo não deixar de me maravilhar por ter tomado um medicamento tão maléfico, durante mais de dois meses, que teve como únicas consequências ajudar-me a deixar de fumar e fazer-me ter sonhos com argumentos fixes e inteligíveis. Só posso ter um amor-próprio à prova de bala, condição de que (agora a talhe de foice) não beneficia a minha nutricionista. Ontem, na consulta semanal - que antecipei dramática depois de um fim-de-semana comprido de quase-desvario gastronómico e a rasar a libertinagem alcoólica (a ressureição de Cristo, a bem dizer, é a base da crença católica: ou se celebra, ou mais vale arrumar as hóstias) -, admirava-me de, ao contrário de ter engordado conforme esperava, até ter perdido gramas e centímetros. A dra., essa, estava piúrça. Que não está satisfeita com os meus resultados, que só posso andar a prevaricar em grande estilo e a armar-me em sonsa, que um Jameson e um copo de tinto dão tão mau resultado como metade de um Big Mac e que agora terei de manter um diário do que meto à boca. Fui fazendo o meu melhor ar de Guterres, tentando amansar-lhe a falta de maturidade profissional, explicando-lhe que, por vezes, as coisas não correm como queremos no trabalho, mas que os ponteiros do mundo sempre encontram forma de equilibrar a nossa necessidade de consolo e ela lá me deixou comer clementinas depois da sopa e uma bolacha de aveia com o queijinho fresco da ceia.

8 comments:

salamandrine said...

sonhos fixes para ti, depressões graves para os outros ehehehehehe

é tudo uma questão de perspectivas ;D

João Lisboa said...

Mas não era ChamPix?

E tens a certeza que "piurça" tem acento no "u"?

Nestas merdas, há que ser rigoroso. Humpf...

João Lisboa said...

Claro que era ChamPix:

http://www.champixinfo.co.uk/

mas também há o ChanTix, da Pfizer:

http://www.chantix.com/content/Chantix_Branded_Homepage.jsp?setShowOn=../content/Chantix_Branded_Homepage.jsp&setShowHighlightOn=../content/Chantix_Branded_Homepage.jsp&source=google&HBX_PK=s_champix&HBX_OU=50&o=23119569|166373525|0

menina alice said...

Eu tomei Champix. Mas n'América é Chantix. Got the pictxa, zeeba Lisbon?

Agora com essa do piurça (ou piúrça) é que me lixaste... Eu não sei. Escrevo tuga com o coração nas mãos, sou muito ignara das regras. E descobrir isto? É que não vem no dicionário...

"sonhos fixes para ti, depressões graves para os outros"

:D:D:D:D:D:D

Achas que "eles" deprimiram porque tiveram sonhos como os meus? :D Essa é uma maneira engraçada de ver a coisa... >:>

João Lisboa said...

"Got the pictxa, zeeba Lisbon?"

Gotxa bootiful.

Menina Limão said...

"(a ressureição de Cristo, a bem dizer, é a base da crença católica: ou se celebra, ou mais vale arrumar as hóstias)"

tu e a tua capacidade de me fazeres rir.

Paulo said...

Tu escreves mesmo bem, crls...

menina alice said...

E os amigos mentirosos que eu tenho?!... :D

Beijinhos para bózes, pás.