May 13, 2008

se deus existe, foi ele que criou a internet?


Como rezar o Rosário

Para recitar o Rosário com verdadeiro proveito deve-se estar em estado de graça ou pelo menos ter a firme resolução de renunciar o pecado mortal.

1. Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.

2. Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.

3. Em cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.

4. Recitar um Glória antes da seguinte conta grande.

5. Anunciar o primeiro Mistério do Rosário do dia e recitar um Pai Nosso na seguinte conta grande.

6. Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.

7. Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima.

8. Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.

9. Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salve Rainha.


Estou a tentar escrever este post com a maior contenção porque, na dúvida (e eu duvido sistematicamente), escolho respeitar os outros e as coisas estranhas em que acreditam (excepto se forem de extrema-direita ou fundamentalistas intrometidos). Neste site, que descobri quando procurava fotos de Fátima, deparo-me com um filão de informação que não nos fornecem na catequese e nas aulas de Religião e Moral. Desde logo esta fantástica cábula para rezar o terço, que, nos idos de 80, me custou muito a aprender e do qual nunca percebi para que serviam as pedrinhas para lá do 10-1-10-1-10-1-10-1, que fica à volta do pescoço. Depois descobri que, terço a sério era nos primórdios, em que se rezavam 150 Pais-Nossos, 150 Ave-Marias, 150 louvores a Jesus e 150 louvores a Maria. E que o terço é uma espécie de oração-cunha porque os pedidos feitos a rezar o terço chegam é a Maria e Maria intercede junto de Jesus, que nunca diz que não à Mãe. Depois, lendo mais, descubro porque não explicaram os padres muito disto do terço:

As Quinze Promessas da Virgem Maria aos que rezarem o Rosário
1. Aqueles que rezarem com enorme fé o Rosário receberão graças especiais.
2. Prometo minha protecção e as maiores graças aos que rezarem o Rosário.
3. O Rosário é uma arma poderosa para não ir ao inferno: destrói os vícios, diminui os pecados e nos defende das heresias.
4. Receberá a virtude e as boas obras abundarão, receberá a piedade de Deus para as almas, resgatará os corações das pessoas de seu amor terreno e vaidades, e os elevará em seu desejo pelas coisas eternas. As almas se santificarão por meio do Rosário.
5. A alma que se encomendar a mim no Rosário não perecerá.
6. Quem rezar o Rosário devotamente, e tiver os mistérios como testemunho de vida, não conhecerá a desgraça. Deus não o castigará em sua justiça, não terá uma morte violenta, e se for justo, permanecerá na graça de Deus, e terá a recompensa da vida eterna.
7. Aquele que for verdadeiro devoto do Rosário não perecerá sem os Sagrados Sacramentos.
8. Aqueles que rezarem com muita fé o Santo Rosário em vida e na hora de sua morte encontrarão a luz de Deus e a plenitude de sua graça, na hora da morte participarão do paraíso pelos méritos dos Santos.
9. Livrarei do purgatório àqueles que rezarem o Rosário devotamente.
10. As crianças devotas ao Rosário merecerão um alto grau de Glória no céu.
11. Obterão tudo o que me pedirem mediante o Rosário.
12. Aqueles que propagarem meu Rosário serão assistidos por mim em suas necessidades.
13. Meu filho concedeu-me que todo aqueles que se encomendar a mim ao rezar o Rosário terá como intercessores toda a corte celestial em vida e na hora da morte.
14. São meus filhinhos aqueles que recitam o Rosário, e irmãos e irmãs de meu único filho, Jesus Cristo.
15. A devoção a meu Rosário é um grande sinal de profecia.


Bênçãos do Rosário
1. Os pecadores obtêm o perdão.
2. As almas sedentas são saciadas.
3. Os que estão atados vêem seus nós desatados.
4. Os que choram encontram alegria.
5. Os que são tentados encontram tranqüilidade.
6. Os pobres são socorridos.
7. Os religiosos são reformados.
8. Os ignorantes são instruídos.
9. Os vivos triunfam sobre a vaidade.
10. Os mortos alcançam a misericórdia por via de sufrágios.


Para quem ensinou, as crianças e os pré-adolescentes não precisam de listas de promessas complicadas e tentadoramente místicas, mas antes de informação objectiva: Jesus foi concebido sem miminhos, nasceu numa manjedoura com o azimute traçado por uma estrela, era um puto esperto mas pobre, ressuscitava mortos, fazia andar os paralíticos e transformava água em vinho, foi perseguido e preferido pelo povo a um pilha-galinhas, após o que levou porrada de descasca pessegueiro e meteram-lhe uma cruz às costas, que devia pesar pelo menos tanto quanto ele, fizeram-no andar umas centenas de metros valentes - a subir! -, pregaram-no, deixaram-no a esvair-se ao sol e aos abutres; ele lá morreu, claro está, mas ressuscitou ao terceiro dia, o que aliás já se estava a ver e o resto da história é mais gente à porrada por causa disto tudo.

Ninguém nos ensinou que o terço dá para aquilo tudo que ali está em cima! Depois espantam-se de as pessoas se afastem da religião. Se é para divulgar e ganhar fiéis, têm de dar a informação que importa. Até os gajos da televisão sabem isso e andam por cá há muito menos tempo. Ou pensam que os bombistas se rebentavam se, para além do resto do benefício - a causa e Alá e o statement, etc - não soubessem das 72 virgens?

4 comments:

Menina Limão said...

Boa, sempre quis saber rezar o terço. Gostei da história da cunha e do remate final, o das virgens, claro está.

Ouve lá, tu sabias que os Vampire Weekend iam ao Optimus Alive quando compraste bilhetes para o
Porto?

menina alice said...

:) bom saber que gostaste.

Creio que soube na semana seguinte, limão. :|

bookworm said...

balhamezeus.

(tu foste à catequese e tudo, alicinha?)

um gajo depois de perder tempo com essa ladaínha toda, não lhe sobra para pensar em mais nada, né? nem para pecar em pensamento deve ter tempo... >:]

menina alice said...

Faz-se o que se pode, alex, faz-se o que se pode... Não é fácil, mas arranja-se qualquer coisinha. >:>