February 19, 2006

Seymour




Se for consultar o psicanalista, confio em Deus que ele permita que se sente também ao nosso lado um dermatologista, pois sinto que tenho cicatrizes nas mãos por tocar em certas pessoas. Uma vez, no parque, quando Franny ainda andava no carrinho, pus-lhe a mão debaixo da cabeça e deixei-lha lá ficar muito tempo. Outra vez, na Rua Setenta e Dois, fiz a mesma coisa, no Lowe, com o Zooey, durante a passagem de um filme sonoro. Ele devia ter cinco ou seis anos e metera-se debaixo da cadeira para não ver uma cena que muito o afligia. Pus-lhe a mão em cima da cabeça. Certas cabeças, certas cores, certos contactos com a pele humana deixam-me cicatrizes para sempre. Outras coisas também. Charlotte, uma vez. Fugiu-me do estúdio e eu agarrei-lhe no vestido para a deter, para a conservar perto de mim. Era um vestido de algodão amarelo, de que eu gostava por ser demasiado comprido para ela. Ainda conservo uma marca amarelo-limão na palma da minha mão direita. Oh, meu Deus, se eu sou qualquer coisa a que se possa dar um nome clínico, sou um paranóico ao contrário! Suspeito que as pessoas se conjuram para me fazer feliz.



J.D Salinger, Carpinteiros, Levantem alto o Pau de Fileira

24 comments:

margarete said...

belo excerto, menina-alice!
(muito muito bonito)

*

margarete said...

ah, e a foto...


ah, bom dia.

Anonymous said...

penso que tinha dito no Cita que a «Agulha no Palheiro» não me cativou particularmente (porque não ou porque não a leitura não coincidiu com algum timing interior necessário? não sei. algum dei, voltarei lá). já gostei mais dos contos, dica tua, menina-alice ;

este não li, mas estas personagens... não há também um livro de saliger chamado «Franny e Zooey»? são as mesmas?

Anonymous said...

mas nem era isto que queria dizer... apenas que há excertos aqui que me tocam, as cicatrizes... boas, más, e essa estrutura que nos permite falar de felicidade (ou momentos felizes), essa estrutura, ou ausência de ...

(olha, em cima, escrevi mal: Salinger!)

menina alice said...

Ainda há dias falava disso com uns amigos. A cena perfeita d'"Agulha no Palheiro" é conseguires estar dentro da cabeça de um miúdo de 16 anos. Se calhar temos de estar feitos a isso quando lemos o livro.

menina alice said...

Agora que me irrita mesmo este editor de posts (ou lá como é que se chama) não me obedecer aos parágrafos que eu faço, isso irrita!

Anonymous said...

usa [p] para paragrafro ou [br] para linha (break row)

substitui os [] por <>


ps - laranja?! 8O


ehehehehe
mas sinto-me mais à vontade aqui, agora... posso-me alargar :P

menina alice said...

Ainda estou em mudanças, depois logo me dizes. E laranja é uma das minhas cores. Vou experimentar esses tags agora. Tks! ***

lebredoarrozal said...

TÃO LINDO O TEMPLATE NOVO.
(lebre em modo inveja)

margarete said...

LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

a cor do teu alguidar 8)

Anonymous said...

do teu, queres tu dizer, né?

nós também gostamos muito de ti!

menina alice said...

[modo envergonhado] Qual alguidar?... [/modo envergonhado]

saturnine said...

ando há vários dias com o Salinger na cabeça, com muita vontade de regressar a ele, agora que passou a convalescença desde os contos e a "agulha no palheiro". tenho esse na mesinha de cabeceira há vários meses, peguei-lhe este fim de semana antes de vir a casa. depois pousei-o outra vez porque achei que primeiro ainda tinha que encontrar o "FRanny and Zooey". e afinal parece mesmo que sim. mas não encontro em lado nenhum. :| e esse excerto abalroa-me. :| e eu tenho vontade de mergulhar já já nisso.

belíssimo template. ;) o laranja fica-te a matar.

ND said...

ora bem! Ficou um mimo. O blog, digo. Cólquer dia tenho que mudar o meu. Até porque aquele template está demasiado usado por gente culta :P

Anonymous said...

a Fnac do Chiado (:P) tem vários em inglês, daquela colecçãozinha barata - a €7

Anonymous said...

"Até porque aquele template está demasiado usado por gente culta :P"

8O

Anonymous said...

"Qual alguidar?... "

não talembras mesmo???? olha que eu ia jurar que não estavas tão mal como ela!!! 8O

menina alice said...

LOOOOOOOOOOOOOOOL! Já me lembro do alguidar!... Tenho tanto trabalho e estou stressada por ainda não ter feito o post de mudança de template, que nem raciocino bem. Mas fico contente por terem gostado. E sim, o laranja (ironicamente) é uma das minhas cores mesmo.

ND said...

Alice, babe, o teu site meter continua a dar de ti depois que mudaste o template? Ou ficou blind? (eu ainda me sufoco com esta mania parva de usar a língua dos bifes)

Anonymous said...

acho que o da Alice tb ficou numb com esquizofrenia ehehehe

quando mudam de template, todo o código que estava é substituido pelo da nova template - têm que voltar a copiar o código para a template - é só ir à vossa conta do sitemeter, que ele tem lá à disposição ;)

menina alice said...

Meninas! Bem lembrado! Vou já copiar o código para dar conta das minhas visitas.

N., devo dizer-te que ando toda orgulhosa dos teus progressos. E olha que há aqui um connection com a dolphin.frog. :D

ND said...

não é que, no relax, vim ver o meu trabalho de hoje (muito trabalho eu!) no blog e reparo que as letras haviam diminuido para dar lugar aos acentos e cedilhas no caso do "c"; fui logo direita ao template, claro. Mas ainda ando em manobras!
(ainda faço reset sem querer)

menina alice said...

Ah! Maluca! Tarda nada vou espreitar-te!

Anonymous said...

a necessidade faz o improvisador ;P