February 02, 2006

tens n'a mania!

A minha avó materna, que nasceu em Viseu, apesar de ter saído de lá há vários anos ainda sibila e inova com tradição na linguagem. Por isso, quando alguém se arma aos cucos, arruma-o sempre com um tem n'a mania!

A Ana que, como é do conhecimento de toda a blogosfera, é muito matreira e cheia de manias, lançou-me - logo a mim! - nos meandros de um jogo blogosférico a que agora, apesar de ser uma pessoa simples, de bem e despretensiosa, não me vou poder escusar. Desafia-me ela, porque gostou da ideia do João (que eu não conheço, mas que me parece ter boas ideias), ideia que aparentemente já vinha de mais longe (gosto mesmo disto do linka-linka!), a seleccionar de entre todas as manias que eu tenho, apenas 5. 5 manias 5! Seja.

Mania 1 - A que me causa mais dificuldades
Fazer todo o possível por não tocar com as mãos em "coisas" que tenha sido tocado por um número indeterminado de pessoas ou por pessoas indeterminadas: maçanetas, corrimões, mesas, dinheiro, cadeiras, apoios, enfim, coisas públicas.

Mania 2 - A que me deixa sempre desanimada
Confirmar, mesmo antes de dormir, o número de horas de sono de que vou beneficiar nessa noite. Na noite seguinte, cobro-me as horas que penso estarem em falta. Ambos os projectos são habitualmente mal-sucedidos.

Mania 3 - A que me faz tomar decisões mais difíceis
Não perder um único episódio de uma série que esteja a acompanhar. Lá acontece e, quando acontece, nunca consigo libertar-me de uma sensação de perda significativa.

Mania 4 - A mais prejudicial para a saúde
Fumar. Fumar quando acabo qualquer coisa (seja o que for).

Mania 5 - A mais divertida
Ouvir conversas alheias (nos transportes públicos, na rua, no restaurante) e imaginar a vida toda das pessoas a partir daí.

Agora... Agora queria ler as manias na Margarete, da coisa ruim e da dolphin. Também gostava de conhecer as da margem de do Dr., mas como não blogam, podem deixá-las em comentário se quiserem. E também achava giro se o meu plantígrado se mostrasse maniento, mas não sei se ele tem tempo agora...

47 comments:

Dr. Scepticu said...

Para já fiquei contente por saber quem é a outra pessoa que não bloga. Eu sabia que não era só eu mas nunca suspeitei da margem.

Vou pensar no teu requerimento, Alice. O problema é que fizeste-o num tom imperialista, como quem diz "Ambrósio, apetecia-me algo".

Ana Alves said...

Sentes-te manipulado, Dr.? >:>

Alice, que bela lista de manias. Eu, confesso, subtraí algumas com medo de assustar quem passa. Não disse que como flores com frequência, gosto e apetite, por exemplo, ou que gosto de cheirar CDs do David Fonseca.

menina-alice said...

Eu parto do princípio que a margem não tem, mas ela pode apenas ser uma rapariga discreta. Já é é quase meio-dia e nada da tua listinha, Dr....

Mas Ana, eu também pus as que não são assustadoras... :D

dolphin.s said...

sacana!!! 8-|

dolphin.s said...

deixei-te uma coisa no silêncio, como prenda pela tua sacanice >:>

menina-alice said...

Vou já ver! :D >:>

Dr. Scepticu said...

Alice, já fez a minha lista que lhe pedi? Anda na balda!

menina-alice said...

Não estejas outra vez a virar o bico ao prego! A listinha. Breve, sff!

Anonymous said...

menina-Alice, fumar quando acaba qualquer coisa... fico a pensar que a menina fuma sempre que acaba de fumar! :o

margem

Anonymous said...

bom, isto era mais para mim, que ando a fumar demasiado :(

manias, manias,... nem sei que te diga!

(e não, não tenho blog, demasiado infonaba... e nunca pensei nisso.)

margem

menina-alice said...

Ok! Apanhaste-me! Isso, normalmente, não faço...

Dr. Scepticu said...

Olhe a Alice a pressionar-me :( Assim não consigo.

(a margem tem razão, contudo...)

Dr. Scepticu said...

Eu não tenho blog mas não sou infonabo. Achei que era importante referir. Por outro lado, há infonabos que têm blogs.

>:>

Anonymous said...

hehehe...

(pá, agora assustei-me com a Ana... comer flores, ok, mas snifar CDs do DF?! tss tss...)

margem

Anonymous said...

(Scepticu, não te deixes pressionar! e digo mais, que a Alice não nos ouve: não te deixes pressionar!)

margem

Anonymous said...

lista? qual lista? >:>

margem

menina-alice said...

É gente muito estranha a que frequenta este blog, margem. Temos de ter muito cuidado. Ainda aguardamos a tua lista aqui na secção de recepção de listas... >:>

Anonymous said...

lista? qual lista?

margem

N. said...

levo o desafio como TPC que eu ainda não tenho a bendita placa que em encaixando no portátil...

ó pá, ainda não fui ver as manias da Ana, mas já imagino a trabalheira que lhe deve ter dado para limitar-se a 5 manias...

menina-alice said...

Ponham o jólhos na N., menina-margem e menino Dr.. Ela é uma funcionária diligente. Leva TPC. E vocês a fazerem-se desentendidos!

Anonymous said...

a minha encarregada de educação diz que a stora Alice só nos dá trabalhos difíceis! assim, ainda ficamos traumatizados!

margem

menina-alice said...

Diz à tua encarregada de educação que eu não admito que me questionem os méodos pedagógicos!

Anonymous said...

a minha enc. de educação manda perguntar o que são «méodos».

margem

menina-alice said...

Aviso-te, margem, que pedi o helicóptero emprestada ao Dr.. Se ouvires umas pás, não estranhes...

Por estas e por outras, é que eu devia saber editar comentários.

Dr. Scepticu said...

Ok, já está nervosa. Está a dar erros a torto e a direito. Não gosto de vê-la assim :(

menina-alice said...

Mas qual torto e direito? Foi só uma letra!!!

Anonymous said...

entendi: «méodos» são métodos que metem medo... chuif! por favor, o helicóptero não, não o helicóptero...


eu faço o tpc!...
... se o outro menino também fizer >:>

margem

dolphin.s said...

pronto, peste. podes ir ver o TPC.

grrrrrrrrrr

dolphin.s said...

pois, pois! no meio disto tudo, a única tansa a fazer o TPC fui eu. Muita garganta tem esta gente! Muita garganta!!

Anonymous said...

LOL! chateadita?

margem

Anonymous said...

menina-alice, poderia contar-te das manias-manias, como fumar dois cigarros seguidos logo após o pequeno-almoço, às vezes dar-me para comer leite condensado às colheres, ou não gostar mesmo nada de responder a inquéritos & afins… eheh

ou poderia contar-te daquelas outras manias, que não sabemos bem o que são, apenas que se tornaram tão parte do nosso quotidiano, como…
… ser criança que ora chora ora ri, que se decepciona, que tem medos, que tem muitos ‘porquês’, que precisa de colo, que brinca, que fantasia impossíveis
… ser noite que resiste a adormecer, a dar por findo o dia ido
… ser cipreste agoirento, casulo asustado, margem


poderia contar-te, porque me pediste, mas deixo-te apenas um bjo!*

margem

menina-alice said...

Oh, que bonito, margem. Obrigada. Um beijo com braços também para ti. A minha noite de hoje também resistiu muito, mesmo muito a adormecer...

dolphin.s said...

pois, pois....

menina-alice said...

É verdade, dolphin! Há gente capaz de tudo! Até inventam que não têm net!...

Dr. Scepticu said...

(maldita margem! fez mesmo o TPC! damn you, margem! >:<)

1. Tenho a mania de agrupar e organizar os ícones no ambiente de trabalho. Detesto aqueles desktops caóticos, com 300 ícones, sem qualquer relação, nem grau de parentesco, entre si. Também não consigo ver janelas que não estejam maximizadas ou minimizadas;

2. Tiro o cinto de segurança 63 metros antes de chegar ao destino, que é para poder ejectar-me do veículo mais depressa no caso de ocorrer um atentado;

3. Tenho o costume de dizer coisas sérias a brincar e coisas parvas num modo sério - tanto que eu próprio me confundo;

4. Às vezes, não muito pouco raramente, dizem-me coisas e eu fico a pensar em 14 maneiras de fazer uma piada sobre o que me acabaram de dizer. Faço uma filtragem, selecciono a melhor, refino-a, penso nas suas aplicações e rio baixinho. Entretanto a pessoa continuou a falar e quer saber porque me estou a rir.

5. Não consigo não responder quando oiço um misticismo ou lenda urbana ou uma coisa semelhante.

dolphin.s said...

pelas minhas contas.... ainda falta uma >:>

menina-alice said...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Dr. Scepticu said...

ok, dolphona, eu pergunto: que contas são essas?

dolphin.s said...

as minhas... e pela gargalhda, não contei sozinha >:P

Dr. Scepticu said...

Ela riu-se porque se acobardou. Deve estar a afzer-se à promoção, de certeza.

menina-alice said...

Ainda falta a coisa ruim, falta. Acho que anda a ver se se escapa...

Anonymous said...

O SCEPTICU FEZ O TPC!
O SCEPTICU TAMBÉM TEM MANIAS!

e a coisinharuim também, qu'eu já vi!


margem

Dr. Scepticu said...

pffffff...

ana said...

Ena, eu tinha-me esquecido de vir a estes comentários. Tanta mania >:>

Margem, a minha mãe tem essa nóia do leite condensado às colheradas, e sem consequências nefastas quanto à linha, já que é magrita. E às vezes em vez de beber café com leite bebe café com leite condensado.

Já eu é com o mel, só como às colheradas (grandes!) Às vezes preparo um leite que leva chocolate em pó, café, mel e açúcar amarelo (confrontada com isto em público negarei tudo, claro).

Doutor, a sua terceira mania é um must e espalha alegria e felicidade à sua volta, não sei se já reparou >:')

margem said...

a tua mãe é uma felizarda, Ana, porque ter destas gulas e ser magrita... errr... não posso dizer o mesmo de moi! :(

(quanto a ti, pequena, é claro que sempre e em toda a parte negarás que bebes leite com chocolate, café, mel e açúcar amarelo! ninguém acreditaria de qualquer modo, né? >:>)

menina-alice said...

O leite condensado às é mesmo um daqueles prazeres de que me privo com ligeira nostalgia. A minha nostalgia, com a idade, tornou-se inversamente proporcional ao número de calorias.

menina-alice said...

Ana - só para ti - bela mixórdia, hein?! Juro que não vou revelar a ninguém. Ninguém acreditaria mesmo...