March 01, 2006

serviço público na blogosfera

Num dos meus passeios higiénico-virtuais, link-by-link, acabei por ir ter ao aforismos e afins. Sem me ter inteirado de toda a postagem já operada, arrisco afirmar que é o blog de um yogi hardcore (o hardcore é um elogio de rookie ao link da foto das férias no post das manias), lançador de desafios lógicos e que tem exposto, pelo menos, um post que é do mais generoso e competente serviço público.
Tão necessário me parece que, para além do acesso via rato que faculto, não resisto a transcrever uma parte do post, para me servir de apontamento e de nota a quem quiser ler aqui. Escreveu então o Tiago Mendes:

(...)Usamos:

"Ter de" para exprimir obrigação, necessidade, desejo, dever, inevitabilidade.

Por exemplo, "tenho de estudar" exprime uma necessidade, dever, ou desejo que o indíviduo sente relativamente ao acto de estudar.

"Ter que" como expressão idêntica a "possuir", "estar na posse de", etc, que se refere a algo que não é explicitado na frase, mas apenas sugerido.


A expressão "tenho que estudar" significa que há algo (por exemplo, cem páginas de matemática ou de história) que o indivíduo tem para estudar, quer sinta um dever ou não: o importante é que isso está à disposição para ele estudar.

Ou seja, temos de ir tomando atenção a estes lembretes, para depois não termos que passar a vida a corrigir posts. (será assim?)

No comments: