August 06, 2007

strict and to the point

Um dos motivos porque leio sempre é o de encontrar palavras que, juntas, revelem conceitos que tenho por apreendidos, mas que - por preguiça ou por não ser esse o meu mister- não me dou ao trabalho de analisar ao ponto de definir de forma concisa e sacramental. Porém, delicio-me quando alguém o faz por mim.

O Pedro Mexia, numa entrevista que deu à Os meus livros deste temperamental mês de Agosto, a instâncias de uma definição de crítica literária, respondeu: "Procuro que [a crítica] tenha informação sobre quem é o autor, o que é que ele escreveu (no caso de não ser evidente), uma descrição do que ele diz (o que é mais fácil para o romance ou ensaio, mais difícil para poesia). Depois uma apreciação argumentada e com excertos, mas opinativa... no conjunto do que vou fazendo, tenho uma preocupação de gosto".

É esta a crítica que me sacia, seja ela literária, de música ou de cinema. Para saber do que se trata e servir como auxiliar de apostas. Perceber quem se está a ler, ter(-lhe) lido o suficiente para - como também referiu P. Mexia na mesma entrevista - lhe conhecer os preconceitos, pode ser a diferença entre um investimento rentável e uma ida à Carbono.

No comments: