August 09, 2008

novo Aya

Sem exageros, o Aya é a única maneira em Portugal de ter uma experiência gastronómica verdadeiramente japonesa, a todos os níveis. O primeiro Aya apareceu na Rua das Trinas em Lisboa em 1992, e actualmente existem dois restaurantes Aya (além do Aya Bistrôt): o Aya nas Twin Towers (Campolide) em Lisboa, que abriu em 2002, e o recém inaugurado Aya que se situa na zona da Nova Carnaxide.

O Aya das Twin Towers tem como tema os jardins japoneses, e o novo Aya explora o tema da arte e da arquitectura japonesa. Em ambos os espaços há opção entre três tipos de experiência: ao balcão, onde se vê em primeira mão o trabalho dos sushi chefs; à mesa, na sala principal; e ainda existem salas separadas para pequenos grupos, onde se pode ter mais privacidade. No Aya de Nova Carnaxide há ainda duas salas especiais: a sala Omakase, onde um grupo até seis pessoas pode apreciar em privado o trabalho de um sushi chef em exclusivo; e a sala Kaiseki, onde num ambiente completamente diferente se pode ter um menu tradicional de degustação.

As especialidades, é claro, são o sushi e o sashimi, de uma frescura única, e com uma apresentação completamente tradicional. Mas a ementa é vasta, com uma gama transversal da gastronomia japonesa, que inclui as tempuras, o sukiyaki, o wagyu steak, massas japonesas, e muitas outras. Não há razões para deixar de ir se houver alguém que não goste de comida “crua”. Nas sobremesas, para algo diferente experimente o gelado de sésamo preto, ou o Anmitsu, que é uma sobremesa mista de fruta, fejião doce, e gelatina de algas.

O estacionamento no Aya das Twin Towers é gratuito durante duas horas, e o Aya de Nova Carnaxide tem um estacionamento à porta.

Aya
Tipo de cozinha: Japonesa tradicional
Horário: aberto toda a semana para almoços e jantares
Preço médio: 20€ a 50€
Morada:
Aya (Twin Towers) - Centro Comercial Twin Towers - piso 0 - Rua de Campolide, 351, Lisboa
Aya (Nova Carnaxide) - Rua Aníbal Bettencourt, nº 71 - Alto dos Barronhos, Nova Carnaxide
Telefone:
Aya (Twin Towers) - +351 217271155
Aya (Nova Carnaxide) - +351 214181684
Web:
http://www.ayarestaurante.com
Pagamento: Numerário, cartões de débito e de crédito



post surrupiado no prato

7 comments:

bookworm said...

e onde raio é nova carnaxide? (só conheço a zona do hospital)

menina alice said...

Era uma zona de barracas, o Alto de Barronhos. Agora é todo um bairro novo, à entrada de Carnaxide e duas rotundas antes do hospital.

bookworm said...

estás a falar daquele bairro do lado de quem desce a serra?

menina alice said...

não. vês da auto-estrada todo um novo conjunto de prédios e "entra-se" virando à direita na primeira rotunda de quem vem (adoro dizer isto) da auto-estrada. muito antes do hospital. tudo isto porque eu entendi que o bairro de que falas é um a seguir ao hospital, right?:)

pennac said...

Mas avalias o espaço como melhor do que o das Twin Towers?

E...quando é que lá vamos?

menina alice said...

Ainda não experimentei. Mas não tardo e depois dou notícias.

Mr. Steed said...

isso é tããão mas tããão injusto menina alice.

a) o japones do Penha Longa costumava ser optimo. não sei se ainda lá está mas era mto bom.

b) o japa tb é excelente, no campo piqueno.

c) o Assuka tb é mto bom e não é mto caro.