June 03, 2011

quanto custam os vaidosos?

Andei eu anos a pensar que podia estar a ser incompetente e, afinal, era tudo uma questão de perspectiva (minha perspectiva, que tudo influenciava). Em boa verdade, podemos passar as sete horas do dia de trabalho a fazer merda que, se acreditarmos (ou fizermos acreditar) que estamos a disseminar a palavra do Senhor, não há chefe que não nos tome pelo Messias. My bad.

Este parágrafo de cima pode passar por desabafo, e sê-lo-à, numa primeira acepção (ou aceção, à letra de 1990), mas, em bom rigor, é uma pérola de sabedoria, testemunho observador de uma às vezes inconsciente sabedoria, de uma quase-destravada capacidade de manipular a realidade a nosso favor, de um talento que não encontro melhor expressão para nomear que dodge the bullets. Sobrevivência ao mais discreto e bem sucedido nível.

O mundo do trabalho está cheio de últimos moicanos, capazes de fazerem tábua rasa dos mais verificados factos da vida, instintiva e paulatinamente defendendo tudo o que vá contra o seu conforto, as suas horas na internet, o seu pequeno poder, os seus direitozinhos de pequeno chefe.

O dia (minuto, hora) depois, se soubermos olhar para ele a nosso favor, é sempre um dia melhor e a culpa é para os que acreditam que ela existe.

Abençoados sejam os que precisam, porque é deles a convicção de que reinam nos céus.

5 comments:

Rui Gonçalves said...

Agora que, terminadas as frequências na faculdade, voltei a ter algum tempo disponível, aproveito para vir aqui fazer uma queixa: como é que um blog tão inspirado vive uma situação tão intermitente? :-)

menina alice said...

Agora fiquei entre o vaidosa e o ligeiramente intimidada. Obrigada Rui. Acho que a desculpa varia entre a falta de inspiração, a falta de tempo e uma pitadinha de preguiça. Espero que os resultados das frequências sejam pelo menos bons. ;)

margarete said...

depois disto*, achas bem continuar sem nos alimentares? :-| achas?


*repara que já te demos uns dias...

menina alice said...

:)***

Ando nisto, Margarete, juro que ando.

Rui Gonçalves said...

«Espero que os resultados das frequências sejam pelo menos bons.»

Sim, sim. Agora são 2 meses e meio para recuperar energias.))